O que torna a expectativa sobre o astro intruso um rol de equívocos :
Página 14
Ramatís: ... a chegada do astro intruso deverá ser descoberta pelos próprios homens, que ficarão envolvidos por dúvidas e pela incredulidade.
Página 15
Ramatís : ... Sua passagem pela Terra mais parece a de um cometa, fora dos padrões conhecidos. Por isso também é tão difícil ele ser localizado quando muito afastado da Terra. O astro intruso destoa daquilo que os cientistas conhecem como ortodoxo no Universo.
Página 17
Ramatís: Os cientistas da Terra não possuem instrumentos para calcular a órbita do astro, tendo em vista que ela apresenta forma elíptica que transcende, em muito, o Sistema Solar. Não sendo possível determinar o sol que a referencia, e cujo semi-eixo maior é desconhecido.
As primeiras visualizações do astro causarão especulações, gerando relatórios confusos, classificados de prematuros e provisórios, não havendo consenso quanto à origem do astro e sua órbita completa. Pois é impossível aos homens o cálculo da excentricidade que determina a forma da elipse, pois seus eixos maior e menor não são conhecidos.
Os cientistas habituaram-se a estudar e a conviver de perto com corpos celestes que se formam e navegam no próprio Sistema Solar. Algo galáctico dessa magnitude ainda é uma incógnita perturbadora.
Página 18
Ramatís : Um acontecimento celeste gera informações de diversas naturezas, as quais, entretanto, nem sempre são absorvidas em sua totalidade pelos cientistas. Não apenas pela carência de compreensão sobre elas, mas também pelos ruídos que envolvem uma análise desprovida de conhecimento e de equipamentos adequados. Essas dificuldades geram erros, e quanto maiores forem as dificuldades, maiores serão os erros.
No caso do astro intruso, a probabilidade de ocorrência de erros encontra-se em torno dos 97%.
Os homens se verão frente a um evento, até então considerado praticamente impossível de ocorrer, rotulado de inédito, e que lhes inundará de novas informações e de dúvidas que não poderão ser processadas devidamente e a tempo.
As hipóteses podem ser construídas perante fatos inéditos, mas os eventos reais somente serão conhecidos a partir do momento que comecem a se manifestar. Sem chances de reação.
Página 19
Quando o menos provável para os terrestres ocorrer, ou seja, o inevitável, então a humanidade despertará, porém tarde.
Trechos extraídos do livro “O Astro Intruso e o Novo Ciclo Evolutivo da Terra” Obra ditada por Ramatís, psicografada por Hur-Than de Shidha